Brasil reage com forte repúdio
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de julho de 2014
Flávia Foreque<br>Folhapress 
Brasília - O Itamaraty divulgou nota nesta quinta-feira em que "manifesta forte repúdio ao sequestro e assassinato" do adolescente Muhammad Hussein Abu Khder, em Jerusalém. O corpo do jovem foi encontrado nesta quarta em uma floresta em Jerusalém Ocidental, com marcas de violência e parcialmente queimado.
"Ao externar profunda preocupação com a possibilidade de o assassinato do jovem palestino ter caráter retaliatório aos assassinatos dos três jovens israelenses, o governo brasileiro sublinha a necessidade de que os responsáveis sejam trazidos prontamente à Justiça", afirma trecho da nota.
Na última segunda-feira, os corpos dos adolescentes, desaparecidos há 18 dias, foram encontrados na Cisjordânia e motivaram um alerta de possível conflito armado entre Israel e o grupo palestino Hamas.
O Ministério das Relações Exteriores voltou a defender a "retomada do processo de paz na região, que ponha fim ao ciclo de violência". Esses foram os termos já utilizados em nota anterior, divulgada após a morte dos rapazes israelenses. Na ocasião, a pasta condenou "veementemente o sequestro e o hediondo homicídio" dos adolescentes. "O Brasil solidariza-se com as famílias das vítimas e conclama todas as partes a respeitarem suas obrigações nos termos do Direito Internacional e absterem-se de quaisquer atos que levem à escalada das tensões", diz o texto.


