Bombeiros de NY protestam contra redução de pessoal
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de novembro de 2001
Agência EFE<br>De Nova York 
Centenas de bombeiros nova-iorquinos atravessaram ontem as linhas policiais da chamada ''zona zero'' em protesto contra a decisão das autoridades municipais de reduzir sua presença nos trabalhos de resgate. Os bombeiros, reconhecidos publicamente por seu heroísmo depois dos atentados contra o World Trade Center, provocaram momentos de tensão ao enfrentar os policiais que queriam impedir sua manifestação, que não tinha sido autorizada.
A polícia, completamente superada pelos bombeiros que carregavam bandeiras norte-americanas, realizou algumas detenções.
O protesto foi contra decisão da Prefeitura de Nova York de reduzir o número dos bombeiros que se dedicam aos trabalhos de recolhida de escombros e de resgate de restos das vítimas.
Em um dos cartazes que os bombeiros mostravam se lia: ''Prefeito (Rudolph) Giuliani deixe-nos trazer nossos irmãos para casa'', em referência à recuperação dos restos dos bombeiros mortos depois dos atentados.
As autoridades estimam que os atentados de 11 de setembro provocaram a morte de 343 bombeiros e 23 policiais, assim como de outras 4.000 pessoas. Até agora, trabalhavam no resgate entre 60 e 80 bombeiros e policiais, junto a centenas de trabalhadores de três empresas de construção contratadas pela prefeitura.
Os representantes dos bombeiros estimam que ainda faltam resgatar cerca de 250 de seus companheiros, cujos corpos estão sepultados entre as milhares de toneladas de escombros.


