Bombas e tiros matam 12 pessoas na Caxemira
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de setembro de 2002
France Presse 
Jammu, ÍndiaOito membros das forças de segurança, dois civis e dois rebeldes muçulmanos morreram, e outras 18 pessoas ficaram feridas ontem quando militantes separatistas detonaram duas bombas e abriram fogo em um ponto de ônibus no distrito de Poonch, na parte indiana da Caxemira, anunciou a polícia. Os criminosos foram perseguidos até uma floresta próxima, onde foram mortos, informou um porta-voz da Força de Segurança da região. O ataque aconteceu horas depois do assassinato de Mushtaq Ahmad Lone, ministro regional de Assuntos Parlamentares e de Justiça da Caxemira indiana e candidato nas eleições de 16 de setembro, cujo comboio foi atacado no distrito de Kupwara. Outras três pessoas morreram neste atentado.
Rebeldes também lançaram ontem uma granada contra a residência de Sakina Itoo, ministra regional do Turismo. Ela não estava em casa no momento do ataque, que deixou quatro feridos no distrito de Anantnag.
O ponto de ônibus atacado fica na localidade de Surankote, no distrito de Poonch. Segundo a polícia, a ação foi precedida pela explosão de duas bombas. Em seguida, os criminosos abriram fogo indiscriminadamente, matando 10 pessoas, entre elas um menino de 12 anos. Os tiros, que deixaram 18 feridos, semearam o pânico no local no momento em que acontecia um comício do partido do Congresso (oposição), segundo testemunhas.
Poonch e Kupwara estão entre os cinco distritos da Caxemira indiana onde haverá eleições regionais na próxima segunda-feira.


