Com exceção da imprensa norte-americana e de alguns aliados, a reação mundial aos bombardeios efetuados por aviões dos Estados Unidos e Grã-Bretanha a Bagdá foi de intensa desaprovação.
No Cairo, o secretário-geral da Liga Árabe denunciou como ‘‘injustificados’’ os ataques americano-britânicos contra o Iraque e exigiu respeito à soberania iraquiana. ‘‘O bombardeio que causou várias vítimas inocentes viola as resoluções da ONU e o direito internacional’’, declarou Esmat Abdek Meguid, em um comunidado à imprensa. ‘‘Esses ataques injustificados provocaram ira no mundo árabe’’, declarou Meguid, que pediu às Nações Unidas para ‘‘tomar as medidas necessárias no sentido de assegurar o respeito à soberania do Iraque’’.
Por seu lado, o premier indiano, Atal Behari Vajpayee, criticou energicamente os ataques aéreos feitos na véspera pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha, afirmando que causaram um sofrimento desnecessário aos civis iraquianos. ‘‘A Índia sempre se opôs à aplicação unilateral das zonas de exclusão aéreas no Iraque’’, disse Vajpayee em um comunicado. ‘‘Elas não foram determinadas pelas resoluções do conselho de segurança das Nações Unidas. Os bombardeios aéreos contra alvos no Iraque para impor essas zonas são inaceitáveis’’, acrescentou.
Balanço divulgado ontem em Bagdá indica que dois iraquianos morreram e outros 20 foram feridos nos ataques aéreos realizados por aviões norte-americanos e britânicos em Bagdá. Uma mulher, Ghaida Abdala, e um homem, Khalil Hamid Alwash, morreram em consequência dos ferimentos sofridos, informou um porta-voz do Ministério.
Segundo o porta-voz, ‘‘mais de 20 cidadãos continuam hospitalizados para receber atendimento médico, ao serem feridos nos ataques’’.
A imprensa iraquiana afirmou ontem que os ataques não ficarão impunes e que o Iraque promete dar ‘‘uma lição’’ ao presidente dos Estados Unidos. ‘‘O novo crime não ficará sem castigo dissuasivo dos agressores norte-americanos e de seus criados britânicos’’, escreveu o jornal Al Qadissiya, órgão das forças armadas. O jornal afirma que Bagdá está decidido a infligir ao presidente norte-americano George W. Bush, ‘‘filho da víbora George Bush, uma lição que jamais esquecerᒒ.
Saad Kassem Hammudi, importante membro do Partido Baath, no poder no Iraque, pediu ontem aos árabes que ataquem os interesses dos Estados Unidos e Grã-Bretanha na região. ‘‘As massas árabes devem deixar explodir sua imensa cólera. A resposta deve igualar a jactância dos agressosres para que fracasse sua conspiração’’, acrescentou.

mockup