Bomba explode na Cisjordânia
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de março de 2001
Associated Press De Nablus, Cisjordânia 
Policiais detiveram quatro palestinos que ficaram feridos em uma explosão num laboratório improvisado onde eram fabricadas bombas, informaram ontem autoridades locais. Inicialmente, a polícia e alguns vizinhos dos suspeitos afirmaram que os homens eram membros do grupo militantes islâmicos Hamas. Mais tarde, no entanto, o grupo negou qualquer ligação com os detidos.
A explosão ocorreu terça-feira à noite no banheiro de um apartamento num bairro residencial da cidade de Nablus, na Cisjordânia. Ao todo, oito pessoas ficaram feridas quando a parede do apartamento desmoronou. Entre os feridos, estavam duas sobrinhas de um dos supostos fabricantes das bombas, com idades de um mês e quatro anos.
O principal suspeito foi identificado como Oudeh Dakrory. Segundo a polícia, material utilizado para a fabricação de bombas foi encontrado no apartamento.
Carro-bomba desativadoUm carro-bomba foi descoberto ontem em um populoso bairro de Jerusalém momentos antes de sua detonação. Segundo o comandante de polícia da cidade, Mickey Levy, policiais especiais identificaram uma bomba que seria acionada por um telefone celular e a detonaram com segurança.
O dispositivo foi descoberto por um transeunte no bairro judeu ultra-ortodoxo de Mea Shearim. Depois de receber uma ligação de alerta, a polícia isolou toda a área. Em semanas recentes, militantes palestinos usaram telefones celulares para detonar bombas em cidades israelenses.
Também ontem, uma comissão internacional de inquérito visitou o Cruzamento de Karni, entre Israel e Gaza, para investigar a violência dos últimos meses no Oriente Médio. Membros da comissão, que é liderada pelo ex-senador norte-americano George Mitchell, viram cerca de 20 jovens palestinos jogando pedras contra as forças israelenses. Nos últimos tempos, Karni vem sendo o palco de intensos conflitos entre israelenses e palestinos.


