São Paulo- O governo da Bolívia descobriu um megalaboratório de cocaína - o maior na última década - no departamento de Santa Cruz, no leste do país e ao menos três colombianos foram presos.
Segundo o ministro de Interior, Alfredo Rada, o laboratório com tecnologia colombiana foi descoberto perto do local onde caiu um avião paraguaio com cerca de 340 quilos de cocaína ontem. Segundo autoridades, o valor do laboratório pode superar US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,29 milhões).
''Agentes da Unidade Móvel de Patrulhamento Rural (Umopar) e da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico encontraram uma propriedade de cerca de 400 hectares dentro da qual descobriram um laboratório de cristalização para a fabricação de cocaína'', afirmou Rada.
De acordo com o ministro, trata-se ''do golpe ao narcotráfico mais contundente dado na gestão do presidente Evo Morales, mas também, por sua magnitude, estamos falando do maior laboratório descoberto e destruído desde Huanchaca''.
Rada disse que o laboratório descoberto perto do Paraguai usava tecnologia colombiana. Foram apreendidas 25 toneladas de cocaína e mais de 1.135 de maconha e foram destruídos mais de 5.000 hectares de cultivo ilegal da folha de coca, planta que tem uso tradicional no país, mas que também é desviada para a fabricação da cocaína.
De acordo com dados da Junta Internacional de Entorpecentes, que faz parte das Nações Unidas, a Bolívia é o terceiro maior produtor mundial de cocaína, atrás de Peru e Colômbia, e tem uma capacidade de produção entre 110 e 120 toneladas anuais da droga.

mockup