Boeing cai no mar após decolar de Beirute
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Folhapress 
São Paulo- Um avião da empresa Ethiopian Airlines que ia de Beirute, no Líbano, a Adis Abeba, na Etiópia, com 90 pessoas a bordo caiu ontem em chamas no mar Mediterrâneo apenas meia hora após decolar às 2h37 de ontem (22h30 de domingo em Brasília). A queda foi inicialmente atribuída ao mau tempo, e o presidente libanês, Michel Suleiman, descartou por enquanto temores de terrorismo.
Até a noite de ontem, 21 corpos haviam sido retirados das águas frias do Mediterrâneo (18ºC à tarde), e equipes de buscas não tinham expectativa de encontrar sobreviventes. O voo ET409, um Boeing 737-800, levava 83 passageiros e sete tripulantes, sendo 54 libaneses, 22 etíopes e cidadãos de Canadá, Reino Unido, Rússia, França, Iraque, Síria e Turquia.
A embaixatriz da França no Líbano, Marla Pietton, estava no voo. O avião saiu dos radares cinco minutos após a decolagem, e, segundo o Exército libanês, se partiu no ar. Uma testemunha descreveu a queda como ''um intenso clarão que iluminou todo o mar''.
O governo do Líbano decretou dia de luto, e o premiê Saad al Hariri visitou o aeroporto internacional de Beirute para falar com familiares das vítimas, muito dos quais estavam irritados pelo fato de o avião ter decolado sob mau tempo.


