São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, xingou um repórter da Fox News em um evento nesta segunda-feira (24). O microfone no púlpito do democrata estava funcionando, aparentemente sem ele se dar conta, e o momento foi captado pelas câmeras de TV.

A inflação tem sido uma das maiores dores de cabeça para Biden, que na semana passada completou seu primeiro ano no cargo
A inflação tem sido uma das maiores dores de cabeça para Biden, que na semana passada completou seu primeiro ano no cargo | Foto: Brendan Smialowski/AFP

No momento em que os profissionais de imprensa deixavam o salão Leste antes de uma reunião de um conselho de governo, Biden disse que falaria com eles mais tarde. Peter Doocy, dedicado à cobertura da Casa Branca na emissora de viés conservador, foi um dos que continuaram a fazer perguntas.

"O senhor pode responder a perguntas sobre inflação, então? O senhor acha que a inflação é um risco para as midterms [eleições legislativas de meio de mandato, a serem realizadas em novembro]?", questionou.

Biden então olha para o lado e diz, de forma sarcástica, com um leve sorriso: "Seria um grande ativo. Mais inflação". Depois solta um xingamento, mas não fica claro com quem ele estava falando.

A transcrição oficial da entrevista disponibilizada pela Casa Branca incluiu as declarações, sem filtro.

A inflação tem sido uma das maiores dores de cabeça para Biden, que na semana passada completou seu primeiro ano no cargo. O índice disparou em dezembro e fechou 2021 em 7% ao ano, percentual que não era visto desde os anos 1980 nos EUA - país em que os eleitores costumam ser impiedosos com mandatários acossados por esse obstáculo na economia.

O momento é ainda especialmente delicado para Biden porque uma piora nos números da pandemia - ligada à disseminação da variante ômicron e às taxas empacadas de vacinação - também se fez refletir na economia.

Em meio a cenas de hospitais cheios e prateleiras de mercado vazias, sua aprovação estagnou em torno de 43% - ao tomar posse, era de 55%.

Analistas avaliam que as dificuldades podem prejudicar o desempenho de candidatos democratas na eleição de novembro, ameaçando a hoje frágil maioria pró-Biden nas duas Casas do Congresso.

Procurados pela agência de notícias Reuters para comentar a cena, nem a Casa Branca nem a Fox News se manifestaram inicialmente. Doocy depois afirmou na emissora que o presidente o telefonou cerca de uma hora após a divulgação do vídeo e disse: "Não é nada pessoal, parceiro".