O exército iugoslavo mobilizou 40 mil soldados, apoiados por 300 tanques, 700 blindados pesados e 700 peças de artilharia na província de Kosovo, informou ontem o ministro da defesa alemão Rudolf Scharping.
Belgrado viola assim ‘‘claramente’’ o acordo de outubro passado que autorizava a mobilização de apenas 10 mil homens na província, declarou o ministro, durante entrevista à imprensa.
O governo britânico estima que existem ‘‘sinais claros de uma ofensiva total’’ das forças sérvias contra os albaneses do Kosovo, disse ontem o ministro britânico da Defesa, George Robertson.
Qualificando o presidente Milosevic de ‘‘depurador étnico em série’’, Robertson estimou durante uma entrevista coletiva que ‘‘a partir de agora, existe um sinal claro de uma ofensiva total contra os albaneses de Kosovo’’.
‘‘A violência está em todas as partes, os sérvios bombardearam povoados até arrasá-los’’, afirmou.
‘‘Não são os ataques da Otan que estão provocando a ofensiva contra a população albanesa’’, garantiu Robertson, ‘‘mas só os ataques da Otan poderão detê-la’’.
Por outro lado, o ministro britânico afirmou que o Reino Unido e seus aliados estão ‘‘reunindo meticulosamente provas sobre o que está acontecendo no Kosovo’’ e que transmitirão no tempo devido estes elementos ao Tribunal Internacional para os crimes de guerra de Haia, para que seus responsáveis ‘‘compareçam ante a Justiça’’. (AFP)

mockup