Em um treino que serviu para responder a três perguntas básicas, o finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, conseguiu a pole position para o GP de San Marino, terceira etapa do Mundial de F-1, que acontece hoje, às 9 horas (horário de Brasília), em Ímola. Ao lado, larga seu companheiro de equipe, o escocês David Coulthard. A dupla da Ferrari ocupa a segunda fila do grid: Michael Schumacher é o terceiro colocado e Eddie Irvine, o quarto. A superioridade de McLaren e Ferrari em todas as sessões livres na pista italiana não deixava margem a esperanças de outros times. Jacques Villeneuve, da BAR, conquistou o quinto tempo, a melhor posição de largada na curta história da equipe. Em sexto, larga o brasileiro Rubens Barrichello. Pedro Paulo Diniz é o 13º.
Mesmo caindo da segunda para a terceira fila do grid de largada, Rubens Barrichello fala em chegar ao pódio na corrida de hoje. Nas duas primeiras provas da temporada, ele largou na segunda fila - foi o quarto em Melbourne e o terceiro em Interlagos. Ontem, no treino oficial em Ímola, fez o sexto tempo, atrás de Jacques Villeneuve, da BAR. ‘‘Achava que seria difícil bater a Ferrari, mas estava pensando num quinto lugar. Estou feliz de ficar entre os seis, mas a posição do Villeneuve foi surpresa’’, disse.
Seu Stewart usará na corrida um motor Ford menos potente, com limitação de giros, para aumentar a resistência do propulsor, ainda frágil em GPs. ‘‘Acho que, desse jeito, a gente chega ao fim da corrida. Se eu conseguir permanecer na pista, sem quebrar, acho que dá para pensar em pódio.’’
Senna Inaugurada há dois anos, a estátua de Ayrton Senna em Ímola foi transferida de lugar e não está mais voltada para a curva Tamburello, onde morreu o piloto. Segundo a administração do autódromo, a mudança - a estátua está 50 metros mais distante da pista - é passageira e se deve a reformas que vêm sendo feitas no parque que beira o circuito. Manifestações discretas marcaram a passagem dos cinco anos da morte de Senna, ontem, em Imola. Uma missa campal, programada para logo depois do treino classificatório, acabou não acontecendo. Na Tamburello, torcedores deixavam flores e cartazes.France PresseAté o fimRubinho optou por motor menos potente, mas mais confiávelFábio Seixas
Enviado especial
Agência Folha

mockup