O atual primeiro-ministro de Israel, Ehud Barak, anunciou através de um comunicado que suspendeu as negociações com os palestinos até as eleições para o cargo de primeiro-ministro, no dia 6 de fevereiro.
De todos os modos, Barak informou que as negociações em matéria de segurança continuarão para tentar deter a violência.
‘‘O primeiro-ministro decidiu não seguir com os contatos políticos com (o presidente palestino) Yasser Arafat e sua equipe até as eleições de 6 de fevereiro, embora os contatos em matéria de segurança para reduzir a violência e combater o terrorismo seguirão’’, precisa o comunicado.
‘‘O governo israelense segue vinculado ao processo de paz com base nos interesses vitais de Israel’’, afirma o texto, que confirma que Barak se recusa a viajar até Estocolmo para se reunir com Arafat.
Segundo o comunicado, Barak ‘‘informou sua decisão ao primeiro-ministro sueco Goeran Persson e ao secretário geral das Nações Unidas, Koffi Anan’’.
No sábado, ao final de seis dias de negociações sem resultados em Taba (Egito), o ministro de Relações Exteriores israelense Shlomo Ben Ami, mencionou a possibilidade de que Arafat e Barak se reunissem ‘‘em meados da próxima semana’’.
Barak ficou em dúvida antes de tomar essa decisão, mas sem ter segurança sobre o êxito do encontro prefiriu não convocá-lo, informou uma autoridade israelense.
‘‘Sem esta garantia (de êxito), uma iniciativa semelhante poderia voltar-se contra ele nas eleições de 6 de fevereiro’’, previu a mesma fonte.
Barak está 18 pontos atrás de seu adversário, o candidato de direita Ariel Sharon, nas pesquisas, a apenas 9 dias da eleição.

mockup