Barak e Arafat têm primeiro encontro
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de julho de 1999
Das agências <br> De Jerusalém 
Cinco dias após tomar posse como primeiro-ministro de Israel, o trabalhista Ehud Barak manteve ontem, em Erez, na Faixa de Gaza, seu primeiro encontro com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Yasser Arafat - a primeira cúpula palestino-israelense em sete meses. Os dois dirigentes manifestaram sua determinação em superar os obstáculos neste novo começo para um acordo de paz, mas não chegaram a qualquer acordo concreto durante seu encontro de 65 minutos.
Hoje começamos a trilhar um novo caminho de confiança, com o propósito de dar uma nova oportunidade ao movimento pela paz, disse Barak na entrevista coletiva que seguiu ao encontro. O novo governo de Israel cumprirá todos os seus compromissos.
Os dois lados já sofreram demais. É chegada a hora de encontrar um caminho que alimente o respeito mútuo e nos permita construir a paz juntos, disse o líder israelense.
Arafat fez eco ao primeiro ministro, garantindo sua disposição de trabalhar numa autêntica parceria para alcançar a paz.
Já é tempo de pôr fim ao ciclo de violência e confrontos, afirmou Arafat. É tempo de um novo começo, o começo da paz, segurança e cooperação para todos, e principalmente para os povos da região
Barak propôs pôr em prática as determinações do acordo de Wye Plantation - celebrado em outubro do ano passado nos Estados Unidos - concomitantemente às conversações sobre o status final da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém, última etapa das negociações de paz.
Foi a primeira vez que Barak se comprometeu publicamente a aplicar os acordos de Wye, que prevêem a devolução de 13,1% da Cisjordânia à AP e a libertação de prisioneiros palestinos, em troca de mais garantias de segurança para Israel. O ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu cumpriu apenas a primeira das três etapas do acordo, e suspendeu-o em dezembro.
Durante o encontro, Arafat exigiu a imediata suspensão dos assentamentos judeus na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Nas duas áreas já vivem 170 mil judeus, em enclaves fortificados. Barak voltou a prometer que não permitirá a construção de novas colônias, mas disse que nenhuma seria desmantelada nesta fase das conversações.Premier israelense e líder da Autoridade Palestina anunciam um novo começo para o processo de paz no Oriente Médio
France PresseHarmoniaNo encontro, de 65 minutos, Barak e Arafat afinaram o tom do discurso prometendo respeito e cooperação para atingir seu objetivo: a paz


