Bagdá - Dezenove milicianos xiitas e nove outros iraquianos foram mortos ontem em conflitos em Bagdá entre as forças da coalizão, comandadas pelos Estados Unidos, e os radicais do líder Moqtada al-Sadr, informou à imprensa o general americano Mark Kimmitt, comandante adjunto das operações militares no Iraque. ''Ocorreram quatro confrontos em Bagdá entre os soldados americanos e milicianos do chefe xiita'', declarou o general. ''Ao todo, 19 inimigos'' morreram nestes confrontos, que também custaram a vida de ''três policiais e seis civis iraquianos'', acrescentou.
Os conflitos se concentraram em Sadr City, baluarte de Moqtada al-Sadr no leste da capital e que se registraram no dia seguinte da detenção do homem de confiança do chefe xiita.
Moqtada al-Sadr, procurado ''vivo ou morto'' pela coalizão, está entrincheirado na cidade santa de Najaf (160 km ao sul de Bagdá). Seus partidários enfrentam regularmente as forças da ocupação não apenas em Najaf, mas também em Kufa e Kerbala, duas outras cidades xiitas ao sul de Bagdá.
Quatro iraquianos morreram no domingo e doze ficaram feridos, entre eles quatro menores, em combates na cidade de Kufa (a 160 km ao sul de Bagdá) entre soldados americanos e milicianos fiéis ao chefe radical xiita Moqtada al-Sadr, segundo números fornecidos por fontes hospitalares.
Estes confrontos começaram às 14h00 (hora de Brasília) e duraram duas horas. Os soldados americanos chegaram a entrar na cidade pela primeira vez, segundo os moradores. Um fotógrafo da agência de notícias France Presse viu três casas destruídas bem como uma creche, perto de uma posição da milícia de Al-Sadr, nas imediações da grande mesquita de Kufa. Durante os confrontos, foi cortada ao trânsito a estrada entre Kufa e Najaf, a dez quilômetros mais ao oeste.
Britânicos feridos - Uma explosão, aparentemente provocada por uma bomba, foi registrada também no domingo em frente ao hotel Quatro Estações, de Bagdá, causando vários feridos, entre eles seis ou sete britânicos, anunciou o Ministério das Relações Exteriores em Londres. ''Pelo que deduzimos, trata-se de uma bomba que explodiu em frente do hotel'', acrescentou. ''Seis ou sete britânicos foram feridos, mas de acordo com os primeiros dados de que se dispõe não há feridos graves'', disse.
''Não estou informado de que haja pessoas de outras nacionalidades afetadas pela explosão'', comentou, explicando que o pessoal britânico em Bagdá estava prestando toda a ajuda necessária.
Fortes explosões também foram ouvidas ontem à noite em Bagdá, enquanto aviões de combate americanos pareciam sobrevoar a cidade, segundo testemunhas. Até o fechamento desta edição não havia informações sobre o local das deflagrações. Desde a ocupação do Iraque, em abril de 2003, o exército americano efetuou em várias ocasiões bombardeios noturnos com artilharia pesada em diferentes lugares da capital.

mockup