Denver - A babá brasileira Ana Elisa Gonçalves Toledo foi encontrada morta a facadas na terça-feira na casa da família que a hospedava em Denver, nos Estados Unidos. O principal suspeito do crime é seu ex-namorado, o tcheco Martin Navotny, 22.
A morte da brasileira foi divulgada pelo site do jornal ''Rocky Mountain News'', de Denver. Segundo o jornal, Toledo morava nos Estados Unidos havia dois anos.
Ainda de acordo com o ''Rocky Mountain News'', a brasileira e o ex-namorado foram para Denver por meio de um programa de au pair, que seleciona pessoas estrangeiras que querem cuidar de crianças de famílias norte-americanas. O programa AuPairCare é regulamentado pelo governo americano.
O corpo da brasileira foi encontrado na casa da família cujos filhos ela cuidava. ''Ela era ótima, nunca nos decepcionou'', disse Kathy Pakkebier, mãe da família que recebeu Ana Elisa, ao jornal.
De acordo com a Polícia de Denver, Navotny ligou para a delegacia dizendo que havia matado a brasileira e informou o endereço da casa. A polícia descobriu que ele invadiu o local sem que a ex-namorada ou a família Pakkebier, que a hospedava, percebessem.
O jornal afirma que Ana Elisa é natural de Santo André (Grande São Paulo). Ela teria conhecido o ex-namorado em um encontro de promovido pela agência responsável pelo programa. O casal teria rompido havia dois meses, contra a vontade de Navotny. ''Ele não queria terminar, mas ela queria continuar sua vida'', disse Katthy. Navotny está preso, sem direito a fiança, na Cadeia do Condado de Denver e pode ser acusado de assassinato.
Au pairs do sexo masculino são menos de 10% do total de babás que o programa AuPairCare seleciona. Navotny tinha sido muito bem recomendado. ''Ele tinha boas referências sobre cuidados de crianças'', disse Heidi Wohel, vice-presidente da AuPairCare, ainda de acordo com o Rocky Mountain News.

mockup