A Comissão Judicial da Câmara de Representantes dos Estados Unidos realizou ontem pela manhã um debate sobre a adoção de um quarto ‘‘artigo de destituição’’ por abuso de poder contra o presidente Bill Clinton por causa de sua conduta no caso Lewinsky. A comissão, de maioria republicana, adotou sexta-feira três acusações (ou ‘‘artigos de destituição’’) contra o presidente por perjúrio e obstrução da justiça. Clinton é acusado de ter mentido ao ocultar sua relação com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.
Agora, o plenário da Câmara baixa decidirá - na próxima semana - se remete o assunto ao Senado para iniciar um processo de destituição do presidente, que seria o terceiro na história dos Estados Unidos.
Expectativa Aparentemente indiferente à situação interna, o presidente dos Estados Unidos iniciou uma histórica viagem ao Oriente Médio, cujo momento culminante deverá ser sua chegada, amanhã, ao aeroporto de Gaza. A bandeira dos Estados Unidos foi içada ontem em Belém, onde o presidente norte-americano Bill Clinton chega, na terça-feira. A bandeira americana pôde ser vista ontem pela manhã, junto à bandeira palestina, sobre o telhado da prefeitura, que funciona num prédio em frente à Basílica de Natal, construída no local onde, segundo a Bíblia, Jesus nasceu.
As cores palestinas e norte-americanas também estão distribuídas pelos postes da avenida principal da cidade. ‘‘A visita de Clinton é muito importante e é nosso dever garantir que seja um sucesso’’, afirmou à AFP o prefeito de Belém, Hanna Nasser.

mockup