Avalanches matam 33 pessoas no Tirol
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de fevereiro de 1999
Das agências 
As duas avalanches de neve que arrasaram o Vale do Paznaun, no Tirol Austríaco, podem ter matado até 38 pessoas. Já foram resgatados 33 corpos e 5 pessoas continuam desaparecidas, segundo informou ontem, na cidade de Landeck, o chefe de governo do Tirol, Wendelin Weingartner. Apesar das intensas buscas por vítimas, as possibilidades de encontrar sobreviventes são mínimas, explicaram os organizadores da ação de resgate.
O governo regional do Tirol publicou na Internet (www.tirol.gov.at) uma lista das pessoas já evacuadas da área. Enquanto isso, o ministro de Defesa austríaco, Werner Fasslabend, agradeceu aos países que ajudaram na busca das vítimas. É minha obrigação agradecer a todas as forças que ofereceram à Áustria e ao seu exército ajuda no resgate de vítimas da catástrofe do Tirol e Vorarbelrg, declarou ontem em um comunicado.
Além dos helicópteros alemães, suíços e americanos, que estão cooperando nos trabalhos de busca, França, Grã-Bretanha, Rússia e República Checa também ofereceram ajuda.
Trinta e cinco helicópteros formaram ontem uma ponte aérea para evacuar as pessoas em áreas isoladas e de risco. Praticamente uma máquina decolava a cada minuto para evacuar um total de 2.000 turistas e moradores.
Enquanto isso, centenas de turistas abandonaram em helicópteros as zonas isoladas pela neve. Entre elas, tinha prioridade absoluta a região do vale de Goms - no distrito de Valais -, cujos habitantes estão sem eletricidade desde domingo passado. No total, há 100.000 pessoas isoladas pela neve na Suíça, mas não são todas que querem abandonar suas casas, principalmente os criadores de gado que resistem a deixar para trás seus animais. Os hoteleiros estão fazendo pressão para que os acessos às zonas turísticas, interrompidos pelas avalanches, sejam reabertos.
Salvamento Um garoto de quatro anos que foi encoberto por uma avalanche nos Alpes austríacos foi encontrado por um cão farejador depois de ter ficado quase duas horas sob a neve e ressuscitado com sucesso, informou ontem um médico.
A criança, identificada apenas como Alois, estava aparentemente brincando na neve quando uma grande avalanche encobriu a vila de Valzur na quarta-feira.
Uma hora e 45 minutos mais tarde, um cão farejador detectou sua presença sob o gelo e trabalhadores de grupos de resgate o trouxeram para cima.
O garoto estava clinicamente morto, afirmou o cirurgião Alois Schranz, do hospital Zams, localizado próximo de Valzur.
A criança foi ressuscitada no local e depois levada em estado de hipotermia para Galter apesar da escuridão e da forte neve que caía, disse Schranz.


