Avalanche mata 5 esquiadores na Noruega
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 19 de março de 2012
Agência Estado 
Quatro esquiadores suíços e um francês morreram na segunda-feira por causa de uma avalanche no Ártico norueguês, segundo a polícia local.
Outro esquiador atingido pelo deslizamento de neve, que ocorreu por volta de 10h30 em Brasília, foi resgatado com vida cerca de duas horas depois, foi levado a um hospital regional e seu estado de saúde era estável.
"Encontramos as seis pessoas que foram tomadas pela avalanche, e cinco delas foram confirmadas mortas", disse o porta-voz policial Thorstein Skogvang.
Os esquiadores, adeptos da modalidade "downhill", estavam no íngreme monte Sorbmegaisa, cerca de 120 quilômetros a leste da cidade de Tromsoe. A área é muito frequentada por praticantes de esqui e snowboard fora de pistas demarcadas.
Segundo autoridades, o grupo era composto por 12 esquiadores, e a avalanche ocorreu quando o gelo se desprendeu de uma altura de cerca de mil metros sobre o fiorde Lyngen. O Sorbmegaisa tem 1.288 metros de altitude.
Os sobreviventes começaram a escavar a neve para procurar os colegas, e tiveram ajuda de pessoas de um alojamento próximo e também de equipes especializadas.


