Bagdá – Pelo menos 14 membros das forças de ordem do Iraque morreram em dois atentados com carro-bomba ontem, dia em que o Exército americano também anunciou a captura de um dos chefes da rede do islamita Abu Mussab al-Zarqawi, inimigo número um dos Estados Unidos no país.
  O primeiro atentado foi contra a academia de polícia da cidade de Baghdadi, 200 km ao oeste da capital.
  Dez policiais morreram e outros 40 ficaram feridos neste incidente, informou o general Mojtaba Ahmed Mohamed al Hiti, chefe da polícia de Hit, na província iraquiana de Al-Anbar.
  Quatro guardas nacionais morreram e outros seis ficaram feridos no segundo atentado, que foi cometido contra um posto de controle em Ishaki, ao sul da cidade de Samarra (120 km ao norte de Bagdá), declarou um tenente-coronel da polícia, Hamid Ahmad.
  Fontes policiais e médicas de Ramadi relataram seis mortes e seis feridos em confrontos noturnos entre rebeldes e marines americanos nesta cidade, que fica 100 km ao oeste de Bagdá.
  Uma bomba artesanal explodiu na manhã de ontem na passagem de um tanque Bradley americano no oeste de Bagdá, ferindo seis soldados, afirmou um porta-voz do Exército dos Estados Unidos.
  O ataque aconteceu por volta das 7 horas locais (4 horas GMT) na estrada que leva ao aeroporto de Bagdá, onde o Exército americano tem uma base importante.
  Um pouco mais tarde um foguete Katiusha caiu no edifício do Colégio dos Advogados no oeste de Bagdá, sem fazer vítimas, apesar dos prejuízos materiais, disse a polícia.
  O Exército americano informou que prendeu na madrugada deste sábado um chefe da rede do islamita jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, ligado à Al-Qaeda, e outros cinco ‘‘terroristas’’ na cidade rebelde de Fallujah, ao oeste de Bagdá.
  O homem, cuja identidade não se revelou, foi capturado durante uma operação contra um esconderijo no sul de Fallujah, realizada por volta da 1h30 (22h30 GMT de sexta-feira), segundo um comunicado militar.Assassinatos de estrangeiros no Iraque.
  Também em Fallujah, um iraquiano morreu e sua esposa e três filhos ficaram feridos em confrontos nesta sexta-feira entre rebeldes e o Exército americano em Fallujah, informou uma fonte médica.

mockup