Ataques continuarão até Kadafi obedecer à ONU, diz Hillary
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de março de 2011
<br> <br> Folhapress 
São Paulo - Os ataques da coalizão internacional continuarão na Líbia até que o ditador Muamar Kadafi passe a obedecer às exigências da Organização das Nações Unidas (ONU), disse ontem a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em meio à reunião de quase 40 países sobre as direções políticas que que devem ser adotadas no país.
Os bombardeios continuarão ''até que Kadafi cumpra plenamente os termos da [resolução da ONU] 1973, cesse seus ataques contra os civis, retire suas tropas dos lugares onde entraram por meio da força e permita que todos os civis recebam ajuda humanitária e serviços básicos'', declarou a chefe da diplomacia americana.
Além das inúmeras investidas contra os civis, Kadafi é acusado de manter cidades como Misrata, no Oeste, cercadas por suas tropas e sem acesso à energia elétrica, água e serviços de telecomunicações há semanas.
Em meio aos confrontos entre os rebeldes e as tropas leais a Kadafi, quase 40 países e organismos regionais se reuniram ontem em Londres para o primeiro encontro do grupo de contato sobre a Líbia, responsável pela administração política da operação internacional, cujo comando militar passou à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e que pretende preparar a era ''pós-Kadafi''.
Ataques
As forças leais ao ditador líbio atacaram os combatentes rebeldes com metralhadoras e foguetes ontem, provocando um recuo caótico e em pânico para a cidade de Bin Jawad, disseram testemunhas.
Em Trípoli, Kadafi pediu à coalizão internacional o fim dos ataques contra suas forças. A operação Aurora da Odisseia, iniciada no último dia 19, ampliou nos últimos dias os ataques contra as forças de apoio ao regime e bombardearam Sirte - mais recente núcleo da batalha.
Em meio ao ataque, rebeldes pulavam para se abrigar atrás de sacos de areia e tentar devolver os disparos. Após alguns minutos, contudo, eles desistiram, entraram em suas picapes e tomaram a estrada em direção a Bin Jawad, a cerca de 150 quilômetros a leste da cidade natal de Kadafi, Sirte.
Os rebeldes, no entanto, continuavam enfrentando as forças do ditador em Nafauliya, a cerca de 15 quilômetros a oeste de Bin Jawad, cidade que permanece sob controle rebelde.
Bombardeios
Várias explosões foram ouvidas em Trípoli durante o sobrevoo de aviões das forças da coalizão internacional na capital líbia, informou a rede de televisão Al Arabiya.
Um habitante de Trípoli, que se identificou apenas como Saad, afirmou à emissora que as aeronaves aliadas realizaram três bombardeios na zona oriental da cidade.
A agência oficial líbia Jana confirmou poucos minutos depois as informações sobre os bombardeios e disse que os ataques alcançaram zonas civis e militares, sem fornecer mais detalhes. Pouco antes a agência estatal tinha assegurado que os aviões aliados também bombardearam áreas residenciais e militares nas cidades de Misrata, Zenten, Mizdah, entre outras.


