São Paulo - Uma explosão na região central da faixa de Gaza matou três militantes palestinos ontem, disseram fontes médicas palestinas. Os dirigentes do território, dominado pelo grupo radical islâmico Hamas, disseram que os três eram membros do grupo militante Jihad Islâmica e foram atingidos por um projétil lançado por um tanque israelense enquanto estavam em um campo utilizado para lançar foguetes contra Israel.
O ataque aconteceu horas depois de o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, ter prometido uma resposta ''forte'' aos ataques feitos a partir de Gaza. Um porta-voz do Exército israelense disse que um avião israelense realizou um ataque à faixa de Gaza, mas não deu mais detalhes.
A violência aumentou ao longo da fronteira Gaza-Israel no mês passado, o que pode complicar ainda mais os esforços diplomáticos na região. Na quinta-feira, três palestinos foram mortos em uma série de ataques aéreos israelenses na faixa de Gaza, incluindo o primeiro ataque aéreo em meses a atingir um local dentro da Cidade de Gaza.
Netanyahu disse em uma sessão semanal de gabinete, hoje, que 20 morteiros e foguetes foram disparados contra Israel a partir do território governado pelo Hamas na semana passada, prometendo uma ''resposta imediata e poderosa'' a qualquer ataque desses no futuro.