Ataque em bairro popular mata 14
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de março de 2003
Ezzedine Said<br>France Presse 
Bagdá A notícia da morte de 14 iraquianos em um ataque anglo-norte-americano correu como uma trilha de pólvora em Bagdá onde centenas de pessoas, a despeito do mau tempo, apareceram no local, ontem, para consolar as famílias das vítimas e proclamar seu apoio ao presidente do Iraque, Saddam Hussein.
Dezenas de moradias e lojas ficaram muito danificadas pelos fragmentos de dois mísseis que caíram à beira da rua principal do bairro Al Chaab (cidade do povo) no norte da capital. Pelo menos 17 veículos foram destruídos.
Os restos dos mísseis eram visíveis em duas crateras que margeiam a rua principal do bairro, comprovou a AFP.
O ataque ocorreu às 11H30 e causou 14 mortos e 30 feridos que foram trasladados a três hospitais, segundo o diretor da defesa civil do setor, Hamad Abdalah Al Dulaimi.
Uma hora apenas depois do ataque, centenas de moradores afluíram ao local, apesar da reduzida visibilidade provocada por uma tempestade de areia e uma chuva que caía sobre Bagdá.
Alguns consolavam as famílias das vítimas ou ajudavam a retirar móveis. Outros, às vezes armados de fuzís, se reuniam sobre os montes de escombros gritando seu apoio a Saddam Hussein.
Os habituais ''sacrificamos sangue e alma por Saddam!'', e ''Bush, Bush ouça bem, todos nós amamos Saddam Hussein!'', eram ouvidos em meio de uma nuvem de areia alaranjada. ''Afirmam que só apontam para alvos militares enquanto lançam suas bombas sobre nossas mulheres e crianças'', protesta Ali Sami, simpatizante do Partido Baath no poder.


