São Paulo - Pesquisadores franceses e suíços anunciaram a descoberta da mais distante galáxia já vista, localizada a 13,23 bilhões de anos-luz da Terra.
Recentemente, durante a reunião anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência, na sigla em inglês), astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia divulgaram o que, até então, era a mais distante galáxia, localizada a 13 bilhões de anos-luz.
O trabalho dos pesquisadores europeus, portanto, estabelece um novo recorde em observações de galáxias distantes. A imagem data de apenas 470 milhões de anos após o Bing-Bang. Por isso, pode ajudar os cientistas a entender melhor a formação do Universo e das galáxias.
Chamada Abell 1835 IR1916, a galáxia foi encontrada com a ajuda do telescópio Very Large, do Observatório Europeu Meridional, e do telescópio espacial Hubble.
O trabalho foi publicado na versão online da revista ''Astronomia e Astrofísica'' e é assinado por astrônomos do Observatório Midi-Pyrénées, do Laboratório de Astrofísica de Toulouse-Tarbes e do Observatório da Universidade de Genebra.

mockup