Assembléia critica o Secretário-geral
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de abril de 1999
DPA e France-Presse 
O presidente da Assembléia Geral da ONU, o chanceler uruguaio Didier Opertti, questionou ontem a posição do secretário-geral da entidade, Kofi Annan em relação à crise na Iugoslávia. Opertti afirmou que se fosse Annan, estaria no Kosovo. Questiono a atitude de Kofi Annan porque durante a crise com o Iraque ele foi a Bagdá e negociou com as autoridades desse país, evitando durante vários meses um ataque dos Estados Unidos. E agora onde está ele?, perguntou.
Annan estava em Genebra onde exigiu que o governo de Belgrado cumpra as cinco exigências feitas pela comunidade internacional para que os bombardeios da Otan contra a Iugoslávia sejam suspensos. Se a cúpula política iugoslavo aceitar essas condições, pedirei expressamente à Otan que suspenda imediatamente os bombardeios contra a Iugoslávia, disse o secretário-geral.
As condições para a suspensão dos ataques são o fim da política de expulsões e intimidação dos albaneses kosavares pelos sérvios, a retirada de tropas regulares e unidades paramilitares sérvias do Kosovo, a permissão para a volta dos refugiados, o estacionamento de uma força de paz internacional e a entrada de observadores internacionais.
Refugiados preocupam Os países da Otan estão preocupados com os 200.000 refugiados escondidos no Kosovo, em condições sumamente precárias, no momento em que se atribuem numerosos casos de violência a forças sérvias. Ninguém sabe exatamente onde estão esses refugiados, disse o porta-voz da Otan, Jamie Shea.
Acrescentou que ignora onde estão, se têm comida ou se viraram prisioneiros em seu próprio país, por não poderem abandoná-lo.
Para ajudar estes refugiados é preciso saber em que lugar preciso se encontram, estimou a Otan.
Aeroporto atacado O aeroporto de Slatina, perto de Pristina, capital do Kosovo, foi atingido por um míssil da Otan ontem, por volta das 11H00 Brasília, informou a agência oficial iugoslava Tanjug.
A área do aeroporto, 10 km ao sudoeste de Pristina, já foi bombardeada seis vezes desde que começou a operação da Otan na Iugosláva a 24 de março passado.
Segundo informação não-oficial, a defesa civil iugoslava derrubou ontem um míssil da Otan a 10 km ao sul de Pristina.
Invasão O emprego de tropas de terra da aliança atlântica no connflito do Kosovo foi rejeitado tanto pelo governo como pela opesiçào da Alermanha. O uso de tropas terrestres não é aprovado pelo chefe de governo Gerhard Schroeder, disse o porta-voz do gabinete alemão, Bela Anda. A Otan anunciou que nos próximos dias vai enviar de oito mil a dez mil soldados de 14 nações à Albânia para ajudar os milhares de refugiados que ali se encontram.


