Presbíteros, Diáconos Transitórios e Permanentes, religiosos e religiosas da Arquidiocese de Londrina receberam na manhã deste sábado, 31, a notícia do falecimento do papa Eemérito Bento XVI, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, aos 95 anos. O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30.

Ao mesmo tempo consternado pela sua partida e grato pela sua vida e ministério, o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, se dirigiu a todos pedindo que nestas festas de final e início de ano, todos rezem em todas as celebrações pelo descanso de Bento XVI.

Dom Geremias Steinmetz:  "Sejamos gratos a Deus por nos ter dado um papa tão santo e sábio  para conduzir a Igreja em tempos de tantas dificuldades"
Dom Geremias Steinmetz: "Sejamos gratos a Deus por nos ter dado um papa tão santo e sábio para conduzir a Igreja em tempos de tantas dificuldades" | Foto: Guto Honjo/Divulgação/Cúria Metropolitana

Em uma nota, escreveu: "Sejamos gratos a Deus por nos ter dado um papa tão santo e sábio para conduzir a Igreja em tempos de tantas dificuldades. Valorizemos seu exemplo de vida e discipulado".

O arcebispo explicou que no momento da homilia desta noite, haverá a devida referência.

Ordenado bispo por Bento XVI em 2011, Steinmetz recorda que na data estava em Paranavaí. "E quando renunciou, eu estava em uma comunidade muito simples, que passava por grandes dificuldades e eu estava no meio dos mais pobres, fazendo o meu trabalho, como deve ser".

A dedicação de Bento XVI é um exemplo para dom Geremias. "Foi uma grande papa até mesmo na renúncia, quando reconheceu que os problemas da Igreja estavam além de suas forças. "Seu trabalho e força são reconhecidos e devemos destacar quem foi ele, papa tão santo e sábio quem tornou as leis mais rígidas sobre os abusos sexuais, com tolerância zero e sofreu muito por suas decisões. Ao mesmo tempo, para apontar para uma igreja cada vez mais transparente e que valoriza os direitos e a dignidade da pessoa humana", afirma.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1