Aqaba pronta para a reunião
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de junho de 2003
Marius Schattner<br>France Presse 
Jerusalém Israelenses e palestinos faziam ontem os últimos preparativos para a cúpula tripartite de hoje, em Aqaba (Jordânia), onde seus chefes de Governo devem se reunir com o presidente americano George W. Bush.
Bush se reuniu esta terça-feira com dirigentes árabes moderados em uma cúpula em Sharm el-Sheik, no Egito. O primeiro-ministro israelense Ariel Sharon organizou um encontro com os quatro ministros que vão acompanhá-lo à Jordânia, assim como o ministro da Economia, Benjamin Netanyahu, segundo a presidência do Conselho.
O gabinete do primeiro-ministro palestino Mahmud Abbas, por sua vez, disse que durante a cúpula, o chefe de Governo palestino reafirmará o apoio incondicional dos palestinos ao ''mapa da paz'', o plano de paz internacional, e pedirá sua aplicação.
Abbas (Abu Mazen) deve reafirmar também a determinação de seu governo em fazer reinar ''a ordem e a lei'' nas regiões autônomas e de proibir armas ilegais, conforme seu discurso de posse diante do Conselho legislativo palestino no dia 29 de abril passado.
Do lado israelense, Sharon deve evocar a criação de um Estado palestino segundo ''a visão do presidente Bush'' sobre esta questão, de acordo com fontes ligadas à presidência do Conselho.
Sharon não deve fazer referência explícita ao fim da ''ocupação'' israelense, mas somente à necessidade de ''não reinar'' mais sobre os palestinos.


