São Paulo - O projeto que proíbe o uso do véu integral em espaços públicos foi aprovado ontem pelo Senado da França por 246 votos a um. O texto, que causou polêmica no país - que tem uma das maiores comunidades muçulmanas da Europa - já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em julho e agora deve virar lei e entrar em vigor em 2011. Antes disso, deve ser analisado pelo Conselho de Estado, que terá um mês para se posicionar sobre o projeto. Caso aprovada, a lei prevê imposição de multa de 150 euros para as pessoas que saírem às ruas vestidas com a burca ou o niqab.
As dúvidas jurídicas sobre a proibição do véu integral geraram divisão na França. No entanto, há cerca de dois meses, 335 deputados votaram a favor do projeto, e apenas um votou contra. O Alcorão, livro sagrado do islamismo, determina que a mulher cubra o corpo e a cabeça no momento das orações, e quando estiver em meio a homens que não sejam seus parentes. O texto, contudo, permite diferentes interpretações de o quanto a mulher pode mostrar do rosto e do corpo.
Segundo a Federação Muçulmana Brasileira, o Alcorão determina que, de regra geral, a mulher se vista de maneira ''modesta e decente''. O verso do Alcorão, contudo, deixa margens a diferentes interpretações dos sábios e clérigos que estudam os textos sagrados, em muito influenciados pela região e cultura do país. ''Dize às mulheres fiéis que recatem os seus olhares, conservem os seus pudores e não mostrem os seus atrativos, além dos que normalmente aparecem'', afirma o verso do Alcorão, segundo tradução do Centro Islâmico no Brasil.

mockup