São Paulo - Uma violenta explosão matou ontem ao menos 14 pessoas em um café na cidade turística de Marrakech, no Marrocos. Outras 20 pessoas ficaram feridas, segundo balanço do Ministério do Interior. A explosão atingiu o segundo andar do Café Argana, situado no meio da praça de Jamaa el Fna, frequentada por muitos turistas e sempre repleta de vendedores de rua.
Inicialmente, autoridades disseram que a explosão foi acidental e causada por botijões de gás que pegaram fogo. Mas a agência de notícias estatal MAP cita um comunicado do Ministério do Interior dizendo que a explosão parece ter sido um ''ato criminoso''. ''As primeiras evidências coletadas no local indicam que foi um ato criminoso'', diz o comunicado.
O ministério disse ainda que estrangeiros estão entre as vítimas da explosão, mas não explicou quantos ou de que nacionalidade. As autoridades não quiseram especular suspeitas de envolvimento de militantes islâmicos. O último grande ataque atribuído a eles ocorreu em 2003, em Casablanca, quando uma série de homens-bomba matou 45 pessoas.

mockup