Americanos fazem transplante total de rosto
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
France Presse 
Cleveland, EUA - Uma equipe de cirurgiões de Ohio (norte dos Estados Unidos) substituiu 80% do rosto de uma mulher, no que foi considerado o primeiro transplante total de rosto do mundo, anunciou a Clínica Cleveland, onde foi realizada a operação. É a primeira cirurgia deste tipo feita nos Estados Unidos, e a quarta concluída com sucesso no mundo até hoje. O procedimento ocorreu há algumas semanas, sem que a clínica revelasse o nome da paciente, que ficou desfigurada em conseqüência de uma série de traumatismos e não quis ser identificada.
Os transplantes de rosto são polêmios, devido aos riscos que implicam e por serem realizados para melhorar a qualidade de vida do paciente, e não por motivos vitais de saúde.
Entre os riscos corridos pelo paciente está a degeneração dos tecidos implantados e complicações em decorrência do uso de medicamentos para evitar a rejeição, que o transplantado precisará tomar pelo resto da vida. Arthur Caplan, especialista em bioética, afirmou que importantes preocupações éticas estão envolvidas neste procedimento. Uma coisa é passar a vida com um rosto terrivelmente deformado, destruído, ferido. Outra é perdê-lo em uma experiência fracassada, disse ao canal de notícias CNN. Ninguém quer precisar lidar com essa (...) possibilidade neste rosto transplantado, acrescentou - sugerindo que, se o transplante falhar, a paciente ficará numa situação bastante complicada.


