Ameaça biológica assusta EUA
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de abril de 1998
France Presse 
O presidente Bill Clinton deve aprovar um ambicioso programa destinado a aumentar a capacidade dos Estados Unidos para prevenir ataques químicos, biológicos e de outros tipos, informou ontem o The New York Times.
As duas diretrizes presidenciais, que se espera que Clinton assine esta semana, também serviriam para melhorar a capacidade dos funcionários americanos de responder à violência se fracassar a dissuasão, segundo o jornal.
As diretrizes criariam um coordenador nacional com amplos poderes para atuar, assegurar ajuda e mediar em disputas entre as diferentes agências do governo, ante a eventualidade de um ataque, assegura o jornal.
O papel do coordenador seria o de juntar esforços para frustrar as tentativas terroristas de assassinar cidadãos americanos ou destruir infraestrutura vital, como instituições privadas ou públicas que fornecem serviços de energia, água, dinheiro, transporte, comunicações e saúde, escreve o The New York Times.
Um exercício secreto de simulação realizado em março pôs em evidência as preocupações oficiais quanto a incapacidade dos Estados Unidos de enfrentar um ataque bacteriológico, conclui o jornal.


