AMÃ - As autoridades jordanianas anunciaram ontem que neutralizaram um atentado com armas químicas, planejado pela rede terrorista Al-Qaeda, contra a sede dos serviços de inteligência em Amã, que poderia ter causado 80.000 mortos.
O anúncio foi feito na televisão estatal por um dirigente das forças de segurança jordanianas, segundo as quais os membros da célula que prepararam o atentado foram assassinadas ou detidas pela polícia, que também apreendeu caminhões carregados com 20 toneladas de explosivos.
A televisão estatal divulgou imagens de supostos ''produtos químicos que os terroristas da Al-Qaeda iam utilizar como explosivos'', e de ''caminhões carregados com quase 20 toneladas de explosivos químicos que os terroristas pretendiam utilizar em uma operação suicida contra a sede dos serviços de inteligência''.
''Esta operação, que teria sido a mais mortífera da história da Jordânia, poderia ter matado cerca de 80.000 pessoas'', destacou a rede de televisão, arescentando que seis membros da rede terrorista foram capturados e outros quatro assassinados.
''A operação foi planejada no Iraque por Amzi Jayyussi, que recebeu ordens diretas de Ahmad Fadel al-Khalayleh, mais conhecido como Abu Mussab al-Zarqaui. Os dois se conhecem desde que frequentaram o mesmo campo de treinamento no Afeganistão'', ressaltou a televisão.
O jordaniano Al-Zarqaui, para quem os americanos oferecem 10 milhões de dólares, é considerado pelos Estados Unidos o ''suspeito número um'' dos atentados cometidos no Iraque desde a queda do ex-ditador Saddam Hussein, há um ano. Washington acusa este membro da Al-Qaeda de promover uma guerra civil entre xiitas e sunitas.
A televisão jordaniana divulgou em seguida os depoimentos dos terroristas presos. Jayyussi afirmou ter sido treinado em Herat ''sob o comando de Abu Mussab''.
''Fiz cursos de explosivos, de venenos muito nocivos, e prestei juramento a Al-Zarqaui no Iraque. Ele ordenou que eu fosse na Jordânia com um compatriota, Moaffak Adwan, para planejar operações militares neste país'', revelou Jayyussi.

mockup