Alemanha pode enviar tropa ao Iraque
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de fevereiro de 2003
France Presse 
Munique - A Alemanha está avaliando a idéia de enviar Capacetes Azuis ao Iraque se as Nações Unidas tomarem uma decisão nesse sentido, declarou ontem o ministro alemão da Defesa, Peter Struck, na Conferência Internacional sobre a Segurança em Munique. Struck disse que seu país poderá participar da operação, mas que não sabe dizer em que ordem ou magnitude.
''Isto depende da decisão da ONU e da disposição dos outros Estados de participar nesse plano'', precisou, em entrevista ao canal alemão Phoenix.
A revista alemã Spiegel, em sua edição de hoje, revela a existência de um plano franco-alemão de desarmamento do Iraque, que prevê aumentar o número de inspetores da ONU e a chegada ao Iraque dos Capacetes Azuis.
Esse plano, que poderá ser submetido como projeto de resolução ao Conselho de Segurança, poderá incluir a criação de uma zona de proibição de vôos sobre todo o território iraquiano, segundo a revista.
O plano de desarmamento do Iraque estaria sendo submetido à apreciação dos presidentes russo Vladimir Putin e chinês Hu Jintao e do primeiro-ministro grego Costas Simitis, cujo país ocupa durante o semestre a presidência da União Européia.
A Bélgica, que se opõe a um conflito precipitado no Iraque, também se uniu ontem ao projeto franco-alemão e anunciou que utilizará seu direito de veto para se opor aos Estados Unidos se os americanos pressionarem a OTAN para que a organização apóie o país no caso de uma intervenção militar.
O ministro das Relações Exteriores belga, Louis Michel, denunciou a atitude dos Estados Unidos em relação a seus aliados europeus e acusou o governo americano de querer impor uma ''relação de servidão ao chefe''. Segundo o chefe da diplomacia belga, o envio de tropas das Nações Unidas ''garantiria uma presença e, de certa maneira, a segurança'', para evitar que Bagdá reative seu programa de armamento proibido.
A Rússia concorda ''quase completamente'' com a França e a Alemanha e trabalhará ''estreitamente'' com os dois países no Conselho de Segurança da ONU a respeito dessa questão. Foi o que declarou ontem em Berlim o presidente russo Vladimir Putin, após uma reunião com o chanceler alemão Gerhard Schroeder.
''Todos aqueles que acompanham de perto a evolução da situação no Iraque podem ver que França, Alemanha e Rússia concordam quase completamente com a necessidade de dar mais tempo e mais recursos aos especialistas em desarmamento da ONU'', destacou Putin.


