Alemanha admite venda de fábrica nuclear à China
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de dezembro de 2003
Frence Presse 
Berlim - O governo alemão não pode se opor à polêmica venda de uma fábrica nuclear à China, declarou neste domingo o chanceler Gerhard Schroeder após uma reunião de emergência com o ministro das Relações Exteriores e vice-chanceler, Joschka Fischer, do Partido Verde alemão.
A multinacional alemã Siemens, proprietária da fábrica de plutônio de Hanau (centro-oeste da Alemanha), tem ''o legítimo direito'' de exportá-la à China desde que o país não a utilize com fins militares, disse Schroeder à rede de TV pública alemã ZDF.
Pequim garantiu na quinta-feira que a aquisição ''é de âmbito puramente civil, e não tem nenhum objetivo militar'', ou seja, para fabricar armas nucleares.
A venda da fábrica, anunciada pelo chanceler no início da semana durante visita à China, levantou fortes críticas na Alemanha e precisa da autorizçaão
expressa do governo.
A fábrica de Hanau, construída em 1991, não chegou a entrar em operação, justamente devido à oposição, na época, de Joschka Fischer, então ministro do Meio Ambiente do ''Land'' (estado regional) de Hesse.


