Nova York - A rede terrorista Al-Qaeda planeja lançar ataques de ''alto impacto'' contra os Estados Unidos, com um poder de destruição ''impressionante'' e uma enorme quantidade de vítimas, advertiu ontem o diretor da CIA, Michael Hayden. ''Nossos analistas estimam, com alto nível de confiança, que a direção central da Al-Qaeda planeja ataques de alto impacto contra o território dos Estados Unidos'', disse Hayden durante uma conferência no Conselho de Relações Internacionais, em Nova York. ''Quero ser o mais direto possível sobre o perigo que temos pela frente'', advertiu Hayden.
Segundo o chefe da Agência Central de Inteligência, ''a Al-Qaeda está visando alvos que produziriam um grande número de vítimas, destruição impressionante e sequelas econômicas significativas''.
''A Al-Qaeda protegeu ou regenerou elementos fundamentais de sua capacidade de ataque: isto significa que há santuários em áreas tribais do Paquistão, com gente operacional e dirigentes dedicados ao planejamento'' destas ações.
A advertência de Hayden ocorre no momento em que o governo americano analisa uma cópia de vídeo com a suposta última mensagem do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, preparada para o sexto aniversário do 11 de Setembro.
Trata-se do terceiro vídeo de Bin Laden em três anos. A alguns dias do sexto aniversário dos atentados de 2001, dois centros americanos especializados no monitoramento dos sites islâmicos, SITE Intelligence Group e IntelCenter, haviam anunciado quinta-feira a divulgação iminente de um novo vídeo de Bin Laden.
O vídeo do homem responsável pelos atentados mais sangrentos já cometidos nos Estados Unidos é o primeiro desde outubro de 2004, quando o chefe da Al-Qaeda havia ameaçado lançar novos ataques contra os Estados Unidos alguns dias antes da eleição presidencial.
O anúncio da divulgação on-line do vídeo havia sido feito através de uma mensagem publicada em sites islâmicos pelo As-Sahab, o principal veículo de comunicação da Al-Qaeda. ''Se Deus quiser, será divulgado em breve um vídeo do xeque leão Osama Bin Laden, que Deus o proteja'', podia-se ler em árabe nos sites islâmicos.

mockup