Al-Qaeda no Iêmen é responsável por ataque, diz membro
São Paulo - A Al-Qaeda do Iêmen dirigiu o ataque contra o periódico satírico francês Charlie Hebdo em Paris, disse nesta sexta-feira um integrante do grupo, conhecido como Al-Qaeda da Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês). "A liderança da AQAP dirigiu as operações e escolheu seu alvo cuidadosamente", afirmou.
Segundo o integrante do grupo, que forneceu à agência Associated Press uma declaração em inglês, o massacre de 12 pessoas no jornal, conhecido por satirizar as religiões, foi "uma vingança pela honra" do profeta Maomé.
No comunicado, ele afirma que o ataque correspondia aos alertas feitos pelo líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto em maio de 2011, ao Ocidente sobre "as consequências da persistência na blasfêmia contra as santidades muçulmanas". Ele acrescentou que o grupo demorou em reivindicar autoria pela ação por "razões de segurança".
A informação surgiu depois dos irmãos Said Kouachi, de 34, e Chérif Kouachi, de 32, suspeitos pelo massacre no jornal, terem sido mortos durante ação policial em uma pequena gráfica em Dammartin-en-Goële, a 35 km a nordeste da capital francesa.
O presidente francês, François Hollande, pediu nesta sexta-feira união após os ataques terroristas de Paris, afirmando que a "França enfrentou, mas ainda não acabou" com as ameaças. "A França, apesar de consciente de que fez frente [à ameaça], de dispor de forças de segurança integradas por homens e mulheres capazes de coragem e bravura, não acabou com as ameaças de que é alvo", disse. "Faço um pedido para que mantenham a vigilância, a união e a mobilização", afirmou.





