Um Airbus A320 da Gulf Air num vôo do Cairo para Bahrein com 143 pessoas a bordo caiu ontem nas águas do Golfo Pérsico na costa de Bahrein. O comandante da Defesa Civil brigadeiro Abdul-Rahman Bin Rashed Al Khalifa informou que 70 corpos, a maioria crianças, já haviam sido resgatados nas primeiras horas depois do acidente. Ele disse que não foram encontrados sobreviventes, mas as buscas prosseguiam. Mergulhadores começariam a procurar as caixas-pretas nas primeiras horas do dia.
A tevê divulgou que o acidente foi causado por um incêndio numa das turbinas do avião. O aparelho, com 135 passageiros e oito tripulantes, caiu a cerca de 4,8 a 6,4 quilômetros ao norte do aeroporto.
Um controlador de vôo do aeroporto de Bahrein afirmou ter visto da torre o avião circular duas vezes a pista de pouso tentando aterrissar, e na terceira tentativa o aparelho caiu no mar e explodiu em chamas. Ele disse que o acidente ocorreu às 13h20 de Brasília, mas um comunicado da Gulf Air afirma que ele aconteceu às 13h30.
O controlador disse não ter visto chamas ou sinal de problemas antes da queda e que não podia explicar por que o avião circulou a pista antes de tentar aterrissar. Ele afirmou que a tripulação não comunicou qualquer problema no aparelho.
Porta-voz da Gulf Air no Cairo disse que entre os passageiros estavam 63 egípcios, 34 cidadãos do Bahrein, 12 sauditas, 9 palestinos, 6 dos Emirados Árabes Unidos, 3 chineses, 2 da Grã-Bretanha, um australiano, um da Coréia do Sul, um do Kuwait, um do Sudão e outro de Omã. Um dos passageiros não havia sido identificado.
Dois bahrenitas do bairro residencial de Al-Fodha, nas proximidades do aeroporto, disseram que o avião sobrevoou a região numa altitude extraordinariamente baixa rumando para a pista, mas deu então uma forte guinada em direção ao mar.
Riyadh, 24 anos, e Sobeih, 27 anos, afirmaram que o avião retornou minutos depois em altitude ainda mais baixa mas seguiu direto para o mar, onde caiu. Eles relataram ter ouvido barulhos incomuns vindos das turbinas do aparelho, mas não viram chamas.
Na capital Manama, dezenas de ambulâncias rumaram para o aeroporto logo após a queda. Helicópteros da Marinha dos Estados Unidos em Bahrein estavam participando das operações de resgate no local do acidente, disse em Washington o porta-voz do Pentágono Bryan Whitman. Bahrein abriga a base regional da Quinta Frota da Marinha dos EUA.
A Gulf Air é de propriedade de Bahrein, dos estados do golfo de Omã e Qatar, e de Abu Dabi, o maior dos sete principiados que formam os Emirados Árabes Unidos. Baseada em Bahrein, ela voa para 53 destinações internacionais.

mockup