Roma O Papa João Paulo II, internado no hospital Gemelli, assistirá à benção do Angelus de hoje, mas não aparecerá na janela como é habitual, informou o porta-voz adjunto do Vaticano, padre Ciro Benedetti. ''O Papa assistirá o Angelus'', disse. Um porta-voz do Vaticano deveria conceder uma entrevista coletiva ainda no sábado para divulgar mais detalhes sobre a participação do Papa na oração de domingo, mas até o fechamento desta edição ainda não havia ocorrido.
A decisão sobre a aparição no Angelus de domingo era esperada com tanto interesse que caso João Paulo II, que completará 85 anos no dia 18 de maio, não apareça, sua ausência será interpretada como um sinal inquietante de seu estado de sa©úde.
Nenhum boletim médico deve ser divulgado antes de amanhã e todos esperam ver o Papa de novo para constatar sua recuperação depois da recaída causada por problemas respiratórios, e da traqueostomia a que foi submetido na quinta-feira, que o privou da voz por alguns dias. A Igreja tenta divulgar a idéia de um Papa que não pode falar, mas que se comunica através de gestos ou por escrito.
No momento não se sabe a duração da internação. A questão é saber quais atividades o Sumo Pontífice poderá realizar caso supere esta crise, para evitar outras recaídas.
O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls, se esforçou para dissipar as inquietudes sobre o estado de saúde. Ele afirmou que o Papa respirava sem a ajuda de aparelhos e que não tinha infecções bronco-pulmonares.
Apesar da traqueostomia ter como objetivo facilitar a respiração do Papa, ao mesmo tempo o priva durante vários dias da voz, já que faz com que o ar passe por baixo das cordas vocais.
Nestas condições existem duas opções de aparição no domingo: ou o Papa aparece sem falar na janela do hospital, que ficaria fechada por causa do frio, ou dá a benção do Angelus ao vivo pela televisão.
Durante sua primeira hospitalização, de 1º a 10 de fevereiro, Karol Wojtyla apareceu na janela do hospital e falou com voz fraca. No entanto, no último domingo, para surpresa dos fiéis, sua Santidade leu na íntegra a mensagem de Angelus.
Os especialistas destacam que os problemas respiratórios são especialmente perigosos para aqueles que sofrem do mal de Parkinson, como o Papa.
Milhares de fiéis permanecem em vigília em frente ao hospital e oram pelo restabelecimento do Sumo Pontífice.

mockup