Advogado de mineradora nega que empresa tenha declarado falência
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de setembro de 2010
Folhapress 
São paulo - O advogado da mineradora San Esteban, proprietária da mina de cobre e ouro San José, no Chile, onde 33 trabalhadores estão isolados há mais de três semanas, afirmou ontem que a empresa ainda não decretou falência. Jorge Aguilar disse ao jornal chileno ''La Tercera'' que os donos da empresa, Alejandro Bohn Berenguer e Marcelo Kemeny, apenas deram início ao processo, de forma ''aberta e transparente'', colocando à disposição dos credores os bens da mineradora. A falência em si ainda não foi decretada.
O advogado disse ainda que a intenção é manter o respeito aos compromissos feitos pela empresa, e que se está ''assegurando o pagamento das prestações aos trabalhadores''. Aguilar disse que, de acordo com a lei chilena, a empresa ''não pode declarar falência'' neste período.
O especialista deverá propor um convênio de pagamentos ou, caso contrário, iniciar a quebra da Companhia Mineradora San Esteban Primeira Sociedade Anônima. De acordo com o ofício, evitar a falência da empresa parece improvável. Ao apresentarem seus testemunhos à comissão investigadora formada no Parlamento após o desabamento, os donos da mineradora asseguraram que iriam assumir suas responsabilidades econômicas.
Ontem os trabalhos de resgate dos mineradores foram retomados, após terem sido suspensas por cerca de duas horas devido a falhas geológicas encontradas nas paredes da jazida, informaram autoridades locais. O governo da região de Atacama, onde está localizada a mina San José, assegurou que a perfuração do duto por onde se espera que os trabalhadores sejam resgatados chegou a 40 dos 700 metros necessários para chegar aos mineiros.
A presença de várias falhas geológicas, algo que os especialistas consideraram previsível, obrigou os operários que trabalham no resgate a utilizarem cimento para reforçar as paredes e evitar desmoronamentos.


