Acordo sobre Hebron ficou para amanhã
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de janeiro de 1997
Reuter 
JERUSALÉM - Israelenses e palestinos se esforçavam ontem para acertar o acordo definitivo sobre Hebron, mas fontes do governo de Israel disseram que a assinatura poderá ficar para amanhã. O objetivo era conseguir que as duas partes firmassem o acordo ontem, porém as divergências sobre pontos-chave, como a guarda do Túmulo dos Patriarcas, lugar sagrado para os dois lados, ainda atrasavam o acerto final.
Hebron é a última das sete cidades da Cisjordânia que passará para o controle palestino, dentro do acordo de 1995 firmado por Israel e pela OLP.
Ficou evidente ontem a intenção de Netanyahu de ganhar um pouco mais de tempo, por causa das pressões dos setores direitistas radicais no Parlamento, que se opõem ao acordo. Ele não deseja firmar o acordo antes de ver aprovado o orçamento no Knesset.
Assim que o acordo for assinado, Israel poderá retirar suas tropas dos territórios ocupados no prazo de uma semana. A retirada das tropas israelenses deverá acorrer logo após a assinatura do acordo, afirmou segunda-feira o ministro da Defesa israelense Yitzhak Mordechai, antes de reunir-se com representantes palestinos.
Saeb Erekat, um dos negociadores da Autoridade Palestina, afirmou que Israel e a OLP estão discutindo também a possibilidade de ser enviada a Hebron uma força temporária multinacional.


