São Paulo - Israel e o movimento islâmico Hamas chegaram a um acordo para trocar cerca de mil prisioneiros palestinos pelo soldado israelense Gilad Shalit, mantido refém desde 2006 na Faixa de Gaza, anunciou ontem um funcionário de alto escalão do movimento islamita palestino à agência oficial egípcia Mena.
Este acordo, possível graças a uma mediação egípcia, deve ser implementado em uma semana, afirmou o funcionário, que não quis se identificar. Segundo o jornal Yedioth Ahronoth, o governo israelense se reuniu ontem para votar a aprovação da troca.
Shalit foi sequestrado em 25 de junho de 2006, durante uma operação do Exército israelense na faixa de Gaza, segundo a versão palestina, e em sua base em território israelense perto do limite de Gaza, segundo a versão israelense.
Quando capturado, Shalit era cabo e tinha 19 anos. Ele foi promovido a sargento durante seu sequestro e estaria em alguma parte da faixa de Gaza, dominada pelo Hamas desde 2007, quando o secular Fatah, do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, foi expulso do território à força.

mockup