Abbas marca sábado data de referendo para a Palestina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 08 de junho de 2006
Folhapress 
São Paulo - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, vai anunciar no sábado a data de realização do referendo sobre a criação do Estado palestino, que provavelmente deve acontecer em 31 de julho, informou ontem o porta-voz da presidência palestina, Nabil Abu Rudeina.
''Abbas deve assinar sábado o decreto sobre a data do referendo, que deverá ser realizado 50 dias depois deste anúncio'', ou seja, no dia 31 de julho, declarou Rudeina.
O presidente palestino havia dito na quarta-feira que fixaria ''em um ou dois dias'' a data do referendo que prevê o reconhecimento implícito de Israel, apesar da aberta oposição do movimento islâmico radical Hamas, que controla o governo palestino.
Abbas inicialmente havia determinado a segunda-feira como prazo máximo para que as facções palestinas chegassem a um acordo a respeito da proposta feita por lideranças detidas por Israel sobre o futuro Estado palestino, mas decidiu estender o prazo de negociação por 48 horas após insistentes apelos de líderes árabes.
O Hamas tem enfrentado uma disputa de poder com o Fatah, desde que o grupo islâmico extremista venceu as eleições de janeiro.


