France PresseComemoraçãoIndiferente à reação dos adversários, o general Oviedo festeja com partidários o resultado das primáriasOs adversários políticos do general da reserva Lino César Oviedo anunciaram ontem que não reconhecerão a vitória dele e impugnarão os resultados das eleições primárias do governista Partido Colorado. ‘‘A luta começa hoje nas fileiras do coloradismo autêntico... esgotaremos todas as instâncias legais para defender nossa posição e triunfaremos’’, afirmou um comunicado do movimento, liderado por Luis Arga¤a.
Oviedo foi proclamado na segunda-feira à noite candidato à presidência para as eleições de maio de 1998, após um penoso escrutínio de 15 dias, marcado por denúncias de fraude e subornos. O militar, acusado pelo presidente Juan Carlos Wasmosy de tentar dar um golpe em abril de 1996, obteve 36,75% (231.727 votos), enquanto Arga¤a, seu principal adversário, obteve 34,97% (220.525 votos).
Os partidários de Arga¤a questionaram a validade de cerca de 52 mil votos que teriam sido atribuídos ‘‘ilegal e dolosamente’’ a Oviedo e apresentaram um recurso perante os responsáveis do Partido Colorado para sua retificação. ‘‘Um candidato golpista e traidor não merece os votos do povo colorado’’, assegurou o senador colorado Juan Carlos Galaverna, advertindo que seu movimento poderá convocar o voto nulo ou branco para as eleições de 1998.
Não foi apenas Arga¤a e seus aliados que prometeram não votar em Oviedo nas eleições presidenciais. O presidente Wasmosy anunciou no domingo que não apoiará Oviedo nem Arga¤a ‘‘porque não são bons candidato para o partido nem o melhor para o país’’.
‘‘Respeitarei o resultado do tribunal eleitoral do partido, mas não me peçam para trabalhar por Oviedo’’, disse Wasmosy, argumentando que ‘‘a ética na democracia me impede de trabalhar por um candidato que tentou quebrar a ordem constitucional’’.
Oviedo, por sua parte, enviou uma mensagem ao ‘‘colorados’’ afirmando que nas eleições não houve ‘‘nem vitoriosos nem vencidos’’ e sustentou que o objetivo do partido é o de trabalhar conjuntamente pelo triunfo nas eleições de 1998.

mockup