Anunciado como atualização do Windows 98 – e portanto expressamente para o mercado consumidor – o Windows Me trabalha com o mesmo hardware com o qual trabalhava seu antecessor. Mas, para melhorar a estabilidade, essa atualização incorpora uma nova tecnologia chamada SFP, abreviatura de System File Protection’’ (Proteção de Arquivos do Sistema).
Essa nova tecnologia impede que aplicativos novos deletem acidentalmente arquivos do antigo sistema, problema comum no Windows 95 e Windows 98. Afirma-se que o Windows Me tem cerca de 800 arquivos DLL, somente de leitura. Isto quer dizer que programadores estranhos que não atendam aos requisitos de instalação da Microsoft não poderão causar um colapso em seu sistema, substituindo arquivos críticos do sistema com versões próprias que podem falhar ou ser incompatíveis.
O Windows Me proporciona também uma ajuda urgentemente necessária quando se trata de restabelecer um sistema que não quer iniciar. Como a maioria dos usuários do Windows 98 sabe, este sistema se torna cada vez menos confiável à medida que é usado, obrigando muitas vezes a reinstalar novamente todo o sistema operacional.
No Windows Me, um novo programa chamado System Restore faz um ‘‘instantâneo’’ do sistema operacional a cada dez horas de trabalho. Esse sistema faz uma cópia de toda mudança feita no Windows, seja pelo próprio usuário ou um aplicativo. Ou seja, se alguma vez o sistema paralisar por qualquer razão, o System Restore lhe permitirá voltar facilmente à configuração anterior. O lado negativo: este programa consome até 2 gigabites (GB) do disco rígido. Mas, se você tiver esse espaço disponível, vale a pena.
O Windows Me brilha também em outro campo, apoiando todo tipo de áudio e vídeo. Especificamente para isso, a Microsoft desenhou seu novo Media Player, que apóia inclusive o popular formato MP3, de música digital, e é realmente superior a todos os programas de media player e leitores de MP3 atualmente disponíveis.
O Media Player está capacitado agora para gravar, comprimir e reproduzir CDs em MP3 e outros formatos. Estas características o colocam realmente em competição com o Real Jukebox e o MusicMatch Jukebox, dois líderes da indústria nesse campo. O Media Player apóia também ‘‘skins’’, que permitem ao usuário modificar a aparência do leitor e uma variedade de imagens do tipo protetor de tela que giram sincronizadamente com a música que esteja sendo reproduzida. Em suma, o Media Player converte o popular Winamp (www.winamp.com) em um produto pré-histórico – digitalmente falando.
O Windows Me faz também várias promessas ao mercado doméstico. Uma delas é uma instalação simplificada de uma rede familiar de computação, em vista do fato de um crescente número de famílias terem agora mais de um computador e desejem uma forma fácil de intercomunicá-los, compartilhando seus recursos.
No caso de imagens, uma das novidades do Windows Me é o ‘‘movie maker’’, que permite a edição de fotos digitais com fundo musical e em ritmo de cinema, que podem ser transmitidas por correio eletrônico e colocadas numa página na internet. Essa ferramenta já estava disponível em outros sistemas, como o do Macintosh.
A Microsoft melhorou da mesma forma o trabalho com a Internet, incorporando programas que facilitam o que esta empresa considera serem as atividades familiares mais populares: jogos online, ‘‘chats’’ e criação de páginas Web simples. O novo Internet Explorer 5.5, com uma função de vista prévia à impressão, vem incorporado ao Windows Me.
Em todo caso, a característica mais destacada do Windows Me é sua estabilidade, graças ao novo programa de gravação do sistema e de proteção DLL. Na realidade, se você não atualizou seu sistema operacional desde o Windows 95, o Windows Me é uma boa aquisição. Também poderia tentar os usuários do Windows 98, pelo fato de e poucos estarem dispostos a continuar trabalhando com essa versão sofrendo constantes colapsos.
Para aqueles que possuem computadores mais possantes e mais paciência para aprender, aí está o Windows 2000, indiscutivelmente estável.
Para o futuro, a Microsoft espera levar a seus usuários a sua próxima versão do Windows, que será destinada tanto para os negócios como para o lar. O Windows Me, feliz ou infelizmente, é o fim da linha para sistemas operacionais da Microsoft especificamente orientados ao consumidor.

mockup