Vírus atacam e causam prejuízos aos micreiros
Um tem o nome em espanhol Navidad (aniversário) mas é um presente de grego que já virou epidemia. O outro, Matrix, MTX, ou dezenas de outros nomes, faz referência ao cinema e surgiu na Alemanha, se alastrando rapidamente pelo mundo. O terceiro chama-se Branca de Neve Pornô e está longe de ser um conto de fadas. E qual é a relação entre eles? São os mais recentes vírus de computador do mercado.
Com a proximidade do final do ano, as coisas podem piorar ainda mais e estes são apenas alguns exemplos de como as máquinas estão expostas à contaminação das viroses.
O vírus Navidad, classificado com o alerta vermelho pela Trend Micro (multinacional especializada em anti-vírus) foi descoberto no dia 3 de novembro e, segundo especialistas, só não foi pior do que o ataque do I LOVE YOU. O engenheiro de sistemas do suporte da Trend Micro, Marcelo Guereta, avisa que a tendência é que, aproveitando da inocência do usuário, os ataques sejam maiores na virada do ano.
Portanto, ele alerta para que os internautas não abram e-mails desconhecidos e controlem a curiosidade, principalmente em relação aos arquivos com extensão EXE. Arquivos comemorativos, como cartões de Natal, também são uma perigosa porta de entrada de vírus.
O engenheiro avalia que o risco do Navidad para o funcionamento da máquina não chega a ser tão letal quanto o do I LOVE YOU. Entretanto, ele traz transtornos e desconfortos ao usuário, pois altera configurações e tem alto grau de disseminação. Para os menos experientes em informática, ele significa gasto extra com assistência técnica, que varia de R$ 40,00 a R$ 80,00, dependendo do tamanho do estrago.
Guereta revela que somente nas duas primeiras semanas de novembro, o suporte da Trend Micro recebeu perto de 250 chamadas de usuários atacados pelo vírus. Registramos um aumento de mais de 200%, e o consideramos como um ataque de grandes proporções, completa.
Leandro Valk, do departamento técnico da ByteNet Informática, também acredita que o risco de novos ataques aumentará com a aproximação do final de ano. De acordo com ele, nas últimas semanas vários usuários procuraram a loja para limparem suas máquinas, contaminadas pelos vírus Navidad e Matrix e suas variações.
Depois de muita pesquisa, Valk conseguiu descobrir alguns antivírus que detectam e destroem estas duas pragas. Um dos mais eficientes é o da Inoculate Computer Associates, que pode ser baixado gratuitamente pelo site www.cai.com, também disponível no site www.grátis.com. Além destes dois antivírus, ele ainda mantém ativo em seu micro a versão de 2 de novembro do VirusScan e um antihacker, pois recebe pelo menos duas tentativas de ataque por dia.
Já o Matrix ou MTX ou Metallica-song.mp3.pif, além de receber mais uma dezena de outros nomes, é bem mais perigoso do que o Navidad. Como explica o técnico em informática da Computec Suprimentos, João Paulo Melo da Silva, ele ataca os arquivos executáveis do Windows e, em alguns casos, não é possível recuperá-los. Conforme o usuário utiliza o programa de e-mail, vai espalhando o vírus, sem perceber. O Matrix chega, inclusive, a se apropriar da lista de endereços do Outlook Express e envia e-mail contaminados para todo mundo. De acordo com Silva, o suporte recebe cerca de 15 máquinas contaminadas por semana.
Fazer a remoção não é fácil, caso o usuário não domine as linguagens DOS e Windows. A saída mais indicada é recorrer a um amigo mais experiente ou ao suporte técnico.
Já o Branca de Neve Pornô, traz o vírus Hybris.gen, com a seguinte mensagem: Faltava apenas um dia para o seu aniversário de 18 anos. Branca de Neve estava muito feliz e ansiosa, porque os 7 anões prometeram uma grande surpresa. Às cinco horas, os anões voltaram do trabalho. Mas algo não estava bem... Os sete anões tinham um estranho brilho no olhar. Com a execução do arquivo anexado à mensagem, o vírus é ativado e envia uma cópia do e-mail com o vírus para todos os cadastros do Outlook Express. Como não causa danos em arquivos, este vírus é considerado de baixo risco.





