Uso pós-jogos deve ser considerado
Mesmo que a ocasião peça uma televisão diferente, é importante definir qual será a utilidade do aparelho depois que a Copa do Mundo acabar. ''Se a pessoa vai utilizar para assistir DVD e programação de TV aberta, a plasma oferece melhor qualidade, desde que se possa controlar a luminosidade'', afirma Edson Batista, especialista em áudio e vídeo da empresa de automação Domox.
Já se a finalidade dada à televisão inclui jogos, a melhor opção é a LCD, por causa do tempo-resposta menor. ''Principalmente para jogos de ação, a resposta da TV de LCD é mais rápida: 2 milissegundos. Na TV de plasma, o tempo-resposta é de cerca de 8 milissegundos'', explica.
A iluminação do ambiente onde a TV será colocada também faz diferença. Enquanto a de LCD pode ser instalada em ambientes com qualquer tipo de luminosidade, a de plasma é mais indicada para lugares onde se possa controlar a luz. Como a tela é feita de vidro, em ambientes muito iluminados, a imagem pode ficar comprometida pelo reflexo. Em compensação, a TV de plasma oferece mais vantagens no que diz respeito à saturação e ao contraste de cores.
Já quem tem uma tela de LCD não tem problema de reflexo, mas o ângulo de visão fica mais reduzido, uma vez que que sua iluminação de fundo fica mais ao centro do painel. O aparelho de Led é o que oferece maior luminosidade, pois tem iluminação nas bordas. Algumas telas também já oferecem iluminação por todo o painel, o que permite o processo de ''local dimming''. ''O local dimming permite que cada Led seja controlado separadamente. Com isso, consegue a mesma qualidade da de plasma, mesma propriedade de cores e contraste, mas é mais cara'', ressalta Batista.
Quem quiser imagens de alta definição na telinha precisa procurar aparelhos com a menção HD - 720 linhas (HD) e 1.080 linhas (full HD), referente à resolução da imagem. Quanto maior o número de linhas, melhor a definição e, consequentemente, a qualidade das imagens. (M.F.C.)





