ReproduçãoVersãoComeçar um novo tempo, com os recursos do ORS2Dentro de alguns meses, Windows 95 completará seu terceiro aniversário. Só então será lançado seu sucessor oficial, o Windows 98. Mesmo na era do byte lascado, quando imperava o DOS, jamais uma versão de sistema operacional mostrou-se tão longeva. Por que teria a MS persistido tanto com a mesma versão?
A resposta é singela: simplesmente não persistiu. A rigor, a única coisa que permaneceu imutável no Windows 95 original foi o nome. O resto, mudou e mudou muito - inclusive o cerne do sistema. Na verdade, contando-se com a inicial, lançada em 24 de agosto de 1995, estamos hoje na terceira versão. A segunda, mais conhecida por ‘‘SR1’’, foi liberada quase sub-repticiamente pela MS em dezembro de 1995 e já foi devidamente destrinchada na Trilha Zero, em uma série iniciada em 1º de setembro de 1997.
A terceira e mais atual versão é conhecida por ‘‘OSR2’’. Suas principais características são discutidas na Trilha Zero desta edição. Ela destina-se exclusivamente a fabricantes e integradores, não será comercializada diretamente para os usuários e não aceita atualizar versões anteriores.
Ou seja: oficialmente, só se pode obter o OSR2 comprando um micro novo, um disco rígido ou uma placa-mãe e, caso se consiga pôr as mãos nele, para instalá-lo há que se começar do zero, formatando o HD, instalando o sistema operacional e reinstalando os aplicativos - o que deitaria a perder as configurações laboriosamente criadas durante anos.

mockup