U2 POP
Pegando carona no embalo dos shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, uma navegação pela Internet à procura de sites sobre a banda irlandesa U2 é uma agradável surpresa. Sua fama e música conquistaram os mais diversos locais e corações no mundo, e os endereços disponíveis são competentes, bonitos, repletos de informação - boa e recente, fotos, imagens, arquivos, relatos de shows. Os fãs vão além: há concursos para descobrir a que música determinado verso pertence, qual a estrofe mais bonita; os amados jogos trivia pedindo informações impensáveis para os leigos; arquivos de CDs piratas.
O endereço oficial da banda atualmente está desativado, mas existem muitas outras opções satisfatórias. A Zoonation, www.zoonation.com, é uma delas. As notícias são atualizadas constantemente e além das informações normais como discografia oficial e letras, o site possui um arquivo com informações de diversos shows, incluindo relatos e histórias contadas pelos fãs. Outro site, feito por quem entende de U2, é o de Dublim - local de origem de Bono e cia. Mailing list, relato dos shows e biografia dos integrantes são as atrações no endereço indigo.ie/~azaidan.
Curiosidades são a grande atração do Where The Site Has No Name (www.netexp.net/~mldunne ). Ele era um dos links selecionados como preferidos no site oficial do U2 quando este ainda funcionava. Além de muita informação, ele tem diversas histórias (ficções) e vários cartuns com os personagens da banda. A página é muito divertida e, como as outras, tem uma seção de links muito completa. O site dos trivia games é o The Unforgettable Site (www.geocities.com/SunsetStrip/Alley/4481). Além do jogo para testar conhecimentos e do concurso de versos, possui também uma imensa coleção de links - o que acaba por provar que sites de U2 são muito mais que os 200 listados pelo Yahoo!.
O arquivo de letras mais completo do grupo é o The U2 Lyrics Archive (siracusa.home.midspring.com/mac/U2), um site muito bem elaborado e completo. Lá é possível encontrar qualquer letra, incluindo músicas de singles, de CDs piratas e raridades. O maior arquivo de piratas, os chamados bootlegs, está no www.geocities.com/SunsetStrip/Towers/4907. E o melhor guia de tablaturas pode ser encontrado no endereço cu.comp-unltd.com/~noneal/U2guitar.html.
No Brasil, um dos melhores é o U2 No Brasil. Com muita informação numa linguagem jovem e acessível, ele conta quem são esses caras e o que eles andam fazendo; traz ainda arquivos para download, de áudio e informações sobre o fanzine - há uma revista só sobre o grupo irlandês na web, que se chama Interference e está no endereço www.interference.com. E ainda manda e-mail aos interessados em saber as últimas notícias. Tem opções para satisfazer a todos os gostos e curiosidades.
Priscilla Fogiato é assessora de imprensa da SUL! BBS. Contatos pelo telefone (041) 332-1151 ou e-mail [email protected]





