A oitava edição da Broadcast & Cable’ 98 - Brasil Newmedia Show, mais importante evento profissional do setor de broadcasting, TV paga e multimídia do País, será realizada de 18 a 20 deste mês no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. A TV digital, sua adoção pelo mercado brasileiro e as tecnologias e equipamentos que envolve, promete ser um dos principais temas do evento. Este tema deverá expressar-se tanto em lançamentos quanto nas sessões do Set’ 98, principal congresso brasileiro de tecnologia de broadcasting, que se realiza paralelamente à mostra.
Os organizadores da Broadcast & Cable’ 98 - Brasil Newmedia Show, a Certame Eventos Promocionais, estimam a presença de 130 empresas expositoras do Brasil e do exterior, o que representa um aumento de mais de 20% de participação em relação ao ano passado. Na última edição, realizada no Riocentro em 1997, participaram 105 expositores e, na ocorrida em agosto de 1996, no Anhembi, em São Paulo, foram 98.
Na expectativa da Certame, o público do próximo evento deverá ser de, no mínimo, oito mil profissionais do Brasil e da América Latina. Mais de 80 mil convites estão sendo distribuídos pela promotora para o seu mailing list e expositores. Tradicionalmente, os visitantes da feira e participantes do congresso são profissionais de engenharia de televisão e de agências de publicidade, produtores de vídeo empresarial e de cinema, empresários de emissoras de rádio e televisão, fabricantes de equipamentos para o setor, fornecedores de equipamentos para TV, rádio e TV a cabo, programadores, auditores, pesquisadores, gerentes e assessores.
Após décadas de pesquisa e desenvolvimento, os primeiros aparelhos de televisão digital começaram a ser vendidos nos Estados Unidos, conforme destacou no início da semana o ‘‘The Wall Street Journal’’. A empresa que desenvolveu a televisão digital, a Matsushita Electric Industrial, já começou a transportar da fábrica em Tijuana, no México, os modelos Panasonic de 56 polegadas, de alta definição e telão. O preço estimado dos aparelhos gira entre U$ 5.500 e U$ 6 mil.
Apesar de a Panasonic ser a primeira marca a vender a televisão digital, os aparelhos ainda não poderão captar os sinais digitais que as emissoras de TV começarão a transmitir em novembro. Enquanto isso, os televisores Panasonic poderão receber sinais da televisão analógica e melhorar a qualidade de sua imagem, graças a sua tela de alta resolução. (colaborou agência Deustche Presse)

mockup