Uma startup incubada na Aceleradora Sistema Fiep quer otimizar e ampliar o alcance de exames de visão na população. O Adam Robô utiliza tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para realizar exames de visão rápidos e precisos. A solução é um dispositivo portátil (3 kg), fácil de ser deslocado para áreas remotas, com o intuito de chegar às pessoas que não possuem atendimento médico adequado. "Com o Adam Robô, queremos expandir a saúde visual, apresentando o diferencial de ter um modelo cognitivo com análise de imagens", comenta o CEO e fundador da Prevention, Juliano Santos.

Adam Robô é dispositivo portátil fácil de ser deslocado para áreas remotas: intuito é chegar às pessoas que não possuem atendimento médico adequado
Adam Robô é dispositivo portátil fácil de ser deslocado para áreas remotas: intuito é chegar às pessoas que não possuem atendimento médico adequado | Foto: Divulgação



A startup participou do programa Shark Tank Brasil, do canal Sony, exibido no final do mês passado, e conseguiu aporte financeiro de R$ 200 mil, com 5% de participação para cada investidor. Os investidores são Robinson Shiba, fundador da rede China in Box; Camila Farani, melhor investidora-anjo no Startup Awards 2016; e Caito Maia, fundador da Chilli Beans, maior marca de óculos da América Latina.

Durante o programa, cada participante apresenta por meio de um pitch (discurso de venda) o seu produto para os investidores e, na sequência, responde a diversas perguntas. Santos foi quem representou a Prevention no programa. Com o aporte, ele diz que conseguirá acelerar o projeto para chegar mais rápido onde quer - em um primeiro momento a todas as regiões do Brasil e, depois, ao mercado internacional, para poder ajudar o maior número possível de pessoas.

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O gerente de Inovação, Gestão e Talentos do Sistema Fiep, Filipe Cassapo, comenta que a startup chegou bem preparada para apresentar sua proposta de valor e que o Sistema Fiep contribuiu nessa preparação. "Promovemos simulados com investidores de mercado na Aceleradora, para que fizessem perguntas desafiadoras para a Prevention", afirma. "O objetivo era preparar a empresa para apresentação do seu negócio, em termos de competitividade e criação de valor para a sociedade, posicionando-se de forma assertiva", explica Cassapo.