A Preveni, de Londrina, foi uma das 14 startups selecionadas para a última etapa da edição de 2020 do programa de aceleração da Samsung, o Batch #5. O negócio ajuda a resolver o problema das lesões por pressão, também conhecidas como úlceras de decúbito ou escaras, que segundo a Fiocruz vitima milhões de pacientes por ano.

Imagem ilustrativa da imagem Startup de Londrina é selecionada em programa de aceleração da Samsung

A Preveni oferece uma plataforma que analisa o risco dos pacientes acamados e emite avisos indicativos, automatizados e parametrizados para auxiliar o trabalho dos hospitais e evitar as escaras.

A startup competiu com outras 40 startups na fase de pré-seleção ocorrida no mês de maio e é a única do Paraná a ser selecionada no programa. Na fase de pré-seleção, os grupos passaram por workshops de Design Thinking com o departamento de User Experience da Samsung e depois apresentaram os projetos para uma banca avaliadora.

As startups escolhidas receberão cada, até R$ 200 mil reais, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços. O programa prevê ainda mentorias técnicas e de mercado, treinamentos e assessorias, inclusive com profissionais da Samsung.