DivulgaçãoRune Fjellvang, diretor da Rasterex, durante palestra em CuritibaA rotina de guardar documentos em pastas nas empresa está dando lugar às modernas ferramentas de informática voltadas à armazenagem e gerência de arquivos. O diretor comercial da Rasterex Internacional AS (empresa sediada na Noruega), Rune Fjellvang, fez palestras em Curitiba recentemente, abordando temas voltados ao treinamento e capacitação de profissionais paranaenses para utilização de produtos desenvolvidos pela Rasterex .
Rune Fjellvang fez uma explanação sobre as vantagens da conversão de informações grafadas em papel para arquivos digitais, através de scanners de alta velocidade. A imagem do documento é capturada em poucos segundos e o arquivo passa a ser administrado pelo computador. O processo se estende à captura de catálogos, fotografias, desenhos técnicos, microfilmes, gravações e áudio e vídeo etc. O evento foi realizado pela Scanning Brasil Informática Ltda, distribuidor nacional dos produtos Rasterex.
A empresa hoje posiciona-se no mercado mundial como provedora de soluções baseadas no armazenamento e manutenção de bases de dados orientadas às informações gráficas. A Rasterex Internacional desenvolveu um sistema que consiste em pequenos módulos para atuação sobre as diversas frentes de gerenciamento e manipulação de informações digitais. Trata-se do Rasterex Eletronic Document Manegement (RxEDM), que é composto por seis programas diferentes, adaptando-se facilmente às mais diversas especificações de trabalho, podendo ser utilizados com o AutoCAD.
De acordo com o José Arthur Nauffal de Azevedo, diretor da Scanning Brasil, ‘‘o primeiro avanço importante nas empresas foi a substituição de antigas ferramentas de trabalho como pranchetas, máquinas de escrever e outras pelo computador. O passo seguinte é adotar soluções inovadoras de gestão de arquivos e converter a ‘‘massa passada’’ (informações grafadas em papel) para arquivos digitais’’,